Perguntas frequentes

É um serviço inovador que identifica precocemente os alunos em risco de insucesso escolar e permite monitorizar o seu progresso ao longo do ano letivo, avaliando o impacto das intervenções preventivas e/ou remediativas adotadas para modificar esse risco.
O Mapie opera em plataforma Web, 100% online, compatível com as plataformas de gestão escolar.
É um serviço de partilha de informação entre os vários intervenientes da comunidade educativa: diretores de turma, professores de educação especial, psicólogos, direção de agrupamento, autarquias e pais, entre outros intervenientes.
O Mapie tem por base resultados científicos sobre o insucesso escolar. O cálculo e sinalização do risco segue o modelo americano denominado A-B-C, de Balfanz e colaboradores, que aponta os seguintes indicadores como os mais robustos na predição do insucesso escolar: Assiduidade (Attendance), Comportamento (Behavior) e Aproveitamento (Course performance). A coordenação científica do projeto está a cargo de uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.
O serviço Mapie já faz parte do dia a dia de Agrupamentos Escolares e Autarquias de Norte a Sul do país, desde 2018.
Os resultados em mais de 100 Agrupamentos Escolares de 61 municípios, demonstram o impacto positivo do Mapie, tanto no combate ao insucesso escolar, como nos ganhos económicos correspondentes: menos 1281 retenções e uma poupança correspondente de 5,65 milhões de Euros.
O Mapie prevê a importação quinzenal dos dados, ao longo do ano letivo. Neste sentido, e apesar dessa importação não ser feita em tempo real, o Mapie pode acompanhar os momentos-chave da Escola (início do ano letivo, reuniões intercalares, reuniões de conselho de turma, atendimentos com pais e encarregados de educação, entre outros), permitindo a recolha e análise dos dados fundamentais para a tomada de decisão, já que faculta informação pertinente à caraterização da turma, à análise da evolução do perfil do aluno e à avaliação do impacto/eficácia das intervenções efetuadas.
Os indicadores mostram se os alunos estão acima ou abaixo dos limiares usados nas configurações padrão de alerta precoce, especificamente: se perderam pelo menos 10% ou 20% de tempos de aula; se tiveram classificação negativa a um determinado número de disciplinas, ou se tiveram pelo menos uma ocorrência disciplinar.
A estas dimensões acrescenta-se a análise de indicadores sociodemográficos, como as habilitações das mães, o escalão socioeconómico e a idade do aluno face à idade esperada para o ano que frequenta.
A médio prazo o Mapie disporá de um canal de sugestões de intervenções/ações para promoção do sucesso escolar, criadas e validadas pela investigação e/ou Ordem dos Psicólogos (entre outras instituições de reconhecido mérito e capacidade científica).
O Mapie não sugere modelos de intervenção. Não é de esperar “alunos-tipo”. Isso é fortemente desaconselhado pela investigação e pelas orientações do Ministério da Educação.
As intervenções devem ser personalizadas e organizar-se de modo multinível (multicamada ou não). Sugerem-se análises de caso pormenorizadas em situações de graves problemas comportamentais, emocionais ou de aprendizagem, justificando-se, numa escola com muitos casos de risco elevado num determinado indicador, que se tomem medidas ao nível da gestão, do apoio autárquico, da mobilização de stakeholders para prevenção na escola e/ou na comunidade.
O Diretor de Turma é uma figura crucial na deteção precoce de alunos em risco de insucesso.
Por isso, o Mapie é o instrumento que vai apoiar o DT no trabalho de monitorização do perfil de risco de todos os alunos, e não apenas dos casos mais evidentes.
De acordo com a investigação científica sobre o insucesso escolar (Balfanz, Herzog & Mac Iver, 2007) existem quatro perfis que devem ser cuidadosamente analisados:
Quiet dropouts: alunos com elevado grau de compromisso com a escola e sem histórico de problemas de comportamento, mas com notas baixas;
Disengaged dropouts: alunos com notas médias e com níveis médios (ou abaixo da média) relativamente às ocorrências de problemas de comportamento, mas pouco comprometidos com a escola;
Low achiever dropouts: alunos com níveis médios (ou abaixo da média) relativamente às ocorrências de problemas de comportamento, mas com notas baixas e um fraco compromisso com a escola.
Maladjusted dropouts: alunos com elevados problemas de comportamentos, notas baixas e fraco compromisso com a escola.
Os DT têm facilidade em sinalizar os alunos com graves problemas de comportamento ou níveis negativos de aproveitamento, já que são os que mais captam a sua atenção. O mesmo não acontece com outros alunos que tendem a ficar de fora do “radar”, como é o caso dos alunos com perfil Quiet dropout.
Estes alunos, mais discretos no seu percurso de insucesso, por não apresentarem problemas graves de comportamento, tendem a passar despercebidos e escapam a um diagnóstico precoce e a uma intervenção atempada, culminando muitas vezes no abandono escolar precoce.
O Mapie contribui para um acompanhamento objectivo de todos os casos, mesmo os mais discretos, facilitando a elaboração de diagnósticos precoces e a implementação de intervenções. Sem dúvida, um instrumento que reforçará o papel do DT.
O MAPIE integra a informação existente nas plataformas já em uso nas escolas, constituindo-se como um complemento fundamental, traçando perfis de sucesso por aluno e apresentando um conjunto de análises estatísticas que, de outro modo, seriam muito mais morosas de realizar e que exigiriam conhecimentos especializados de análise. Como tal, a utilização do MAPIE apresenta uma série de mais-valias, otimizando o trabalho dos profissionais que se dedicam à promoção do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente professores e técnicos especializados.
Pode ser utilizado apenas com os dados importados a partir da informação já existente nas plataformas de gestão escolar da escola. Estes dados serão importados de forma automática, sem que este processo represente um acréscimo de trabalho para os professores e técnicos.
Caso pretendam uma análise mais detalhada, os agentes educativos poderão registar intervenções assim como introduzir outros dados complementares.
Por outro lado, permite uma eficaz partilha de informação entre os vários intervenientes no processo, disponibilizando a análise de grande quantidade de informação de forma correlacionada, rápida e clara para ser analisada localmente nos órgãos de gestão das escolas (direção, conselho pedagógico, conselhos de turma), regionalmente, nas autarquias, CIMs, entre outros, para alunos, pais/encarregados de educação e, finalmente, para os agentes educativos e técnicos.
Essa informação é disponibilizada através de gráficos de fácil leitura, e alertas visuais criados a partir dos indicadores atrás referidos. Esses dados são um importante auxiliar na tomada de decisão e na avaliação de impacto das intervenções. Nesse sentido, o Mapie permite poupar tempo precioso na articulação de ações de apoio aos alunos e, naturalmente, na recolha e análise dos dados e de tomada de decisões cientificamente suportadas.
A recolha dos dados surge no âmbito da assinatura do Protocolo de Parceria Mapie com os Agrupamentos, sendo garantida a sua total proteção no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com a regulação nacional transposta pela diretiva europeia do RGPD (Regulation (EU) 2016/679). Neste sentido, os dados são apenas tratados pela nossa equipa técnica, tendo em vista a sua importação para o mapie, de modo a torná-los disponíveis para análise e consulta por parte do Agrupamento.
O acesso aos dados para efeitos de investigação (devidamente solicitada) ou utilização por parte da autarquia (no âmbito do protocolado), será feito com os dados anonimizados e codificados, dependendo sempre de autorização da Direção do Agrupamento (a incorporar no contrato ou protocolo).
A visualização e acesso aos dados mimetiza o acesso já permitido nos habituais softwares de gestão escolar do agrupamento para cada agente educativo: professor, diretor de turma, técnico, o próprio diretor, entre outros, não havendo desvio de funcionalidade na sua utilização.
Recordamos que os dados são importados das plataformas de gestão escolar, sendo que a Sapie, Lda. funciona apenas como operador de dados, sujeita a todas as restrições de confidencialidade decorrentes e previstas na legislação portuguesa, perante a qual pode ser auditada a qualquer momento.
No sentido de garantir a total proteção dos dados e o cumprimento do RGPD, a SAPIE, Lda tem um DPO (Data Protection Officer) que poderá interpelar sobre este assunto através do site do Mapie.